A Microgeração solar surge como uma oportunidade no mercado de energia atual, pelo preço elevado e apelo sustentável. A G&G Engenharia atua no mercado de energia solar com projeto na medida exata para cada aplicação, adaptando o sistema fotovoltaico para as necessidades especificas do cliente. Além do projeto, atuamos na venda e instalação dos painéis fotovoltaicos, assim como todo o tratamento com a consecionária de sua região.
Das fontes de energia renováveis, a energia solar fotovoltaica é a que mais cresce atualmente no mundo, no Brasil com a resolução 482 ANEEL que estabeleceu as condições gerais para a conexão à rede da microgeração e minigeração distribuída criou-se o sistema de compensação de energia, tonardo muito interessante a economia na conta de eletricidade.
Tem interesse em instalar um sistema fotovoltaico em sua residência ou empresa e ver sua conta de energia reduzir? Podemos ajudar. Fale conosco.
Confira como funciona um sistema de geração solar fotovoltaico;
Projeto de instalações elétricas residenciais, prediais, comerciais, industriais, rurais, dimensionamento de quadros coletivos e projetos para alteração de carga de instalações já existentes. Além de elaboramos os projetos nossos engenheiros acompanham a obra desde o desenvolvimento até aprovação junto aos órgãos competentes.
Dispomos ainda de serviços específicos tais como; laudos técnicos, análises e adequações de projetos, aprovação e certificação de projetos elétricos residencial, predial, industrial e comercial.
Ao realizar qualquer obra é imprescindível a elaboração do projeto elétrico, que garante diversas vantagens, como a redução dos custos com materiais, menor consumo de energia por falhas no dimensionamento do sistema, facilidade na realização de futuras reformas e principalmente uma maior segurança da instalação evitando riscos de choques e incêndios.
- Elaboração de projeto e acompanhamento da instalação de SPDA conforme NBR5419;
- Levantamento de não conformidades em SPDAs já existentes, laudos de SPDA conforme norma NBR5419 com ART;
- Avaliação da necessidade de SPDA em uma edificação;
- Dimensionamento de sistemas de proteção contra surtos de enegia (DPS) causados por raios ou chaveamentos na rede, para proteger os equipamentos internos da edifcação.
Curiosidade: 50% da energia liberada por um raio retorna para a edificação através de condutores comuns como canos metálicos, cercas, fios elétricos, cabos de TV, e na maioria das vezes é esse retorno que danifica os equipamentos.
Confira como atua um SPDA e um sistema de proteção contra surtos.
Para que a consecionária ligue a energia em seu imóvel, o projeto de nescesita estar de acordo com o padrão de entrada da mesma. Padrão de Entrada é o conjunto de instalações composto de caixa de medição, sistema de aterramento, condutores e outros acessórios indispensáveis que vai depender do tipo de ligação, que pode ser Monofásica, Bifásica ou Trifásica, e do local adequado para sua instalação, que pode ser em poste, pontalete, muro ou parede.
Com o Padrão de Entrada correto, você economiza tempo, dinheiro, evita danos nos eletrodomésticos e agiliza a sua ligação.
O laudo das instalações elétricas avalia a intalação elétrica em questão com base na NBR5410 além de avaliar as questões de segurança determinadas pela NR-10. Após a emissão do laudo, a G&G Engenharia se torna responsável técnica pela instalação, objeto indispensável para liberação de licenças e alvarás.
Os passos para obtenção do laudo são:
1 - Vistoria da instalação por um dos profissionais da G&G;
2 - Elaboração de relatório de não conformidades com o apontamento das mudanças necessárias;
3 - Apresentação do relatório de não conformidades para o cliente;
4 - Orientação ao eletricista que executará a resolução dos apontamentos;
5 - Vistoria pós adequação para averiguar a solução das não conformidades;
6 - Emissão do relatório final com o laudo e a ART.
Elaboração de laudo técnico de consumo de energia elétrica para empresas que possuam processos de industrialização e que estejam operando no regime de tributação de lucro real ou presumido.
Com o laudo é possível creditar-se de parte do ICMS pago nas faturas de energia geradas após a sua emissão além de resgatar valores referentes pagos nos últimos 5 anos.
Por exemplo, se uma empresa gasta R$1.000,00 de energia e 90% deste gasto é do processo de industrialização, é possível creditar-se dos valores de ICMS referentes aos 90% da fatura.
A norma regulamentadora NR10 foi elaborada com o objetivo de oferecer às empresas e seus prestadores de serviço uma nova organização do trabalho e das instalações de sua planta.
Seu princípio básico é a eliminação de acidentes frente aos riscos provenientes da energia elétrica. A norma oferece segurança não somente aos que trabalham diretamente com a energia elétrica, mas também a sociedade como um todo. O conjunto de documentos referentes a NR10 forma o Prontuário das Instalações Elétricas (PIE).
Fazem parte do PIE:
- Laudo das Instalações Elétricas;
- Laudo do sistema de proteção contra descargas atmosféricas – SPDA e aterramento;
- Projeto e diagrama unifilar "As Built" das instalações elétricas;
- Procedimentos operacionais padrão;
- Ordens de serviço e análise preliminar de risco;
- Planos de manutenção das instalações elétricas.
Ao final das atividades, toda a documentação é revisada e organizada de forma a constituir o PIE.
A verificação de pontos quentes consiste na análise das instalações com auxílio de equipamento termovisor. Com ele é possível detectar gargalos na distribuição que geram calor e consequentemente perdas além de oferecer riscos de incêndio. A G&G revisa as instalações detectando todos os pontos problemáticos e apontando as possíveis soluções.